O avião entregue pelo ex-governador Silval Barbosa à Justiça, como parte do seu acordo de delação premiada, começará a ser utilizada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) na próxima semana. De acordo a assessoria da Secretaria Estadual de Segurança Pública, (Sesp), no momento, a aeronave está em fase final de inspeção, manutenção e caracterização.
A inspeção é feita pela empresa de Goiânia, que realizou a vistoria técnica especial, constatou que o avião modelo EMB-810D, prefixo PT- VRX, Sêneca III, ano 1995, com capacidade para seis pessoas, se encontra em condições de uso.
Para ser utilizada a aeronave passou por todos os tramites burocráticos e documentação junto a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Avaliada em R$ 900 mil, a aeronave é equipada com radar meteorológico
O coordenador do Ciopaer, tenente-coronel PM Juliano Chiroli, destaca que a aeronave vai auxiliar nas ações de segurança pública. “É uma ferramenta de suma importância, pois irá facilitar o deslocamento em situações emergenciais, resgate de vítimas em estado grave, além de registro de imagens para intervenções. O avião deverá também ser empregado em ações humanitárias em regiões de difícil acesso e transporte de presos”, informou, por meio da assessoria.
Atualmente, a frota do governo conta com quatro aviões e mais três helicópteros que são utilizados em ações tanto do próprio Ciopaer quanto de outros órgãos da segurança pública como Polícia Militar, Bombeiros e Polícia Civil.