O senador Aécio Neves, o deputado Nilson Leitão, líder da Minoria na Câmara e o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra, participaram, hoje, de evento promovido pelo Partido da Social Democracia Brasileira para debater a importância da oposição no processo democrático. O seminário “Brasil Verdade: uma só voz”, contou com a participação especial do historiador, sociólogo, escritor e professor da Universidade Federal de São Carlos, Marco Antonio Villa, que ministrou a palestra principal do evento abordando o tema “a oposição na democracia, a oposição hoje”.
Para Leitão, um dos pontos principais de atuação da oposição é exercer a fiscalização das promessas de campanha. “Houve mais de 190 promessas que não foram cumpridas. O povo exerce a cidadania do voto em confiança, não pode haver esse tipo de descaso”, disse. Alguns pontos relevantes foram levantados pelo deputado na ocasião, como a transposição do Rio São Francisco que foi anunciada em 2009 e encontra-se em total abandono. O projeto inicialmente orçado em 4,6 bilhões já está 77.8% mais caro, chegando a 8,18 bilhões; o anúncio da autossuficiência da Petrobras que não ocorreu. A empresa era a terceira maior do mundo e atualmente está na oitava colocação; a construção de 6 mil creches anunciada pela presidente Dilma onde apenas 870 foram erguidas e somente 7 estão em funcionamento.
As lideranças tucanas defenderam oposição atuante e as possíveis estratégias de ação para alavancar ainda mais a presença da oposição no cenário político do país.
Nilson Leitão, Aecio Neves e Carlos Sampaio (foto: Carolina Alves)