Hoje é o último dia para alistamento de novos eleitores e transferência de títulos eleitorais. Muitas pessoas são esperadas nos cartórios eleitorais de todo o Nortão, que atenderão até às 18 horas. Para se cadastrar ou transferir o título, o eleitor deve levar um documento de identificação, comprovante de residência e, no caso de transferência, o atual título.
No caso dos homens, maiores de 18 anos, também é necessário o comprovante de alistamento militar. Para fazer o título é preciso ter, no mínimo, 16 anos, ou completar 16 anos até 1º de outubro. O período de alistamento só será reaberto após as eleições.
Desde a semana passada, os atendimentos nos cartórios aumentaram muito. Em Sinop, de acordo com dados do cartório, quase duas mil pessoas foram atendidas nos últimos dez dias. Só no final de semana e no feriado do Dia do Trabalho, foram mais de 700 atendimentos, entre emissão de novos títulos, transferências ou alteração de cadastro.
Nos últimos cinco meses, após a eleição do Referendo do Desarmamento, o eleitorado de Sinop, que é o quarto maior do Estado, aumentou consideravelmente, passado de 61.530 para mais de 64 mil eleitores. As estimativas são de que cheguem a 65 mil até o encerramento dos cadastros.
Em Lucas do Rio Verde, o número de novos eleitores cadastrados este ano já ultrapassa mil. No ano passado, o município teve um aumento de 11% em seu eleitorado e 16.663 eleitores estavam aptos a votar nas eleições do Referendo do Desarmamento.