Médicos da rede municipal de saúde de Cuiabá retomam as atividades hoje encerrando mais de 70 dias de greve. O retorno total da categoria que trabalhava com 30% do efetivo, se deu após acordo com o novo prefeito Mauro Mendes (PSB), que garantiu atender exigências emergenciais, como melhorias nas unidades de saúde onde faltam medicamentos básicos, além de quitar o atraso no complemento salarial dos médicos, aumentar segurança nas policlínicas e realizar mutirões para atender à população.
A presidente do Sindicato o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed-MT) Elza Queiróz, acredita que com a nova transição de administração, inclusive com equipe voltada exclusivamente à saúde da capital, os problemas enfrentados possam ser aliviados. Em um prazo de 30 dias a categoria deve se reunir com o prefeito para avaliar se as mudanças previstas foram cumpridas.
Duas comissões também foram formadas e devem levantar necessidades básicas das unidades e trabalhar diretamente na Central de Regulação. “Fizemos um dossiê que foi entregue ao prefeito, mas ele quis que sua própria equipe atualizasse e apontasse os problemas urgentes”, disse a presidente.