Considerado o maior evento do Brasil em prol do meio ambiente, o Abrace o Rio Cuiabá, que vai acontecer no próximo domingo (5) vai distribuir mudas de árvores nativas aos participantes. O "grito" em defesa das causas ambientais deverá reunir mais de 15 mil pessoas sobre a ponte Júlio Müller, que interliga Cuiabá a Várzea Grande.
A ação, realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, idealizada pelo deputado Sérgio Ricardo (PR), reúne milhares de pessoas desde 2004, no período de comemorações da Semana do Meio Ambiente. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, fauna, flora e tudo que se refere à natureza.
Durante o evento, serão distribuídas mudas nativas como jatobá, ingá e ipê amarelo aos participantes, numa tentativa de incentivar a plantio em suas residências. Isso, segundo o deputado, poderá despertar na sociedade quanto necessidade de se preservar e não desmatar o meio ambiente.
De acordo com Sérgio Ricardo, a situação em relação ao desmatamento em Mato Grosso é alarmante, tendo em vista que o estado aparece como líder no ranking, com 28% do total desmatado no país entre agosto de 2010 a março de 2011.
"Desmatamento é crime. A realidade de Mato Grosso é preocupante e a sociedade, órgãos governamentais e não governamentais não podem cruzar os braços. Acredito que se unirmos nossas forças vamos conseguir inibir as ações que prejudicam o nosso meio ambiente", alertou o deputado.
A 7ª edição do Abrace o Rio Cuiabá contará ainda com uma vasta programação, que inclui shows com artistas regionais, exposição ambiental e apresentações culturais.