A concorrência pública prevê a contratação de uma empresa para execução da rede coletora de esgoto sanitário fase 02, no bairro Parque das Emas e no Bandeirantes. O trecho englobado tem mais de 7,9 mil metros quadrados e o investimento previsto é superior a R$ 815,5 mil, com 452 ligações domiciliares, segundo o edital.
A empresa contratada terá 150 dias para concluir os trabalhos (cinco meses) e a obra foi dividida em etapas. Neste cronograma físico-financeiro estão englobados serviços preliminares, administração de obra, escavação de valas, escoramento de vala, assentamento de tubulação, poço de visita, ligações domiciliares e por fim pavimentação.
As ligações domiciliares serão executadas na parte gramada do passeio público, comumente a largura é de 0,60m, as ligações não serão prolongadas até a casa. A profundidade varia de acordo com a necessidade da residência, que é em torno de 1,00 metro de profundidade, ou seja, aproveitando a inclinação do terreno para melhor atender a residência
Com os trabalhos, todos os moradores da região Norte de Lucas do Rio Verde serão atendidos e as ações em ambos os bairros já eram previstos. Consta que, atualmente, o município conta com “a estação de tratamento de esgoto em lodos ativados e aeração prolongada, além de lagoas de tratamento, estação de tratamento de esgoto através de reator UASB e MBBR”, descreveu na justificativa.
O executivo entende ainda que a implantação trará inúmeros benefícios. “Com a implantação deste sistema inúmeras vantagens acompanham este investimento dos quais podemos citar diminuição de gastos em saúde oriundos de doenças contraídas com a falta de coleta e tratamento de esgoto, valorização do ramo imobiliário, aumento dos investimentos locais, valorização do turismo, redução de doenças, geração de emprego”.
É considerado ainda que com a finalização rápida, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Lucas do Rio Verde “poderá arrecadar e transformar o recurso captado em benfeitorias para todos os luverdenses, podendo melhorar os sistemas existentes, modernização das estações e equipamentos existentes, ampliação do sistema implantado, reformas necessárias tudo isso visando saúde, preservação do meio ambiente, aquecimento da economia local, melhora na educação, diminuição de atendimentos médicos por problemas oriundos de falta de saneamento”.
Os pagamentos serão feitos conforme andamento dos trabalhos. A escolha da licitante está prevista para o dia 9 de agosto, às 8h.