O pregão presencial autoriza a compra de três automóveis que serão utilizados para estruturação da rede de atendimento à mulher de Colíder (157 quilômetros de Sinop). Cada veículo poderá custar até R$ 71,5 mil, ou seja, investimento previsto superior a R$ 214,7 mil. Os recursos são de convênio entre a prefeitura e a secretaria nacional de Políticas Para Mulheres, do ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Os automóveis devem ser zero quilômetro, com ano de fabricação 2021 ou superior, capacidade de transporte para cinco passageiros, quatro portas, motor biocombustível flex, transmissão manual de cinco velocidades, porta-malas de 44 litros, airbags, ar condicionado, vidros elétrico nas portas dianteiras, dentre outras especificações.
Consta na justificativa, que os serviços implementados na Política de Assistência Social de Colíder tem se intensificado, por isso é necessário ampliar as ações públicas “para as mulheres garantindo maior celeridade no atendimento ou acolhimento e no acompanhamento de indivíduos e famílias em situação de ameaça ou violação de direitos, principalmente em situações de violência doméstica”.
Ainda é pontuado que a violência contra as mulheres (doméstica, psicológica, física, moral, patrimonial, sexual, tráfico de mulheres, assédio sexual, etc.) tem sido aumentado no município, assim como em outras partes do país, e isso reforça a necessidade de investimentos nestas ações.
“Desta forma, a partir da estruturação da Rede de Enfrentamento pretende-se consolidar um atendimento e enfrentamento articulado que propicie o atendimento integral, humanizado e capacitado da mulher em situação de violência, homem autor do fato e seus familiares”, completou.