Pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira mostra que todos os municípios brasileiros acima de 500 mil habitantes têm página na internet, com exceção do município de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco. Na faixa até 5 mil habitantes, apenas 28% informaram ter página na internet; naqueles com 5.001 até 20 mil habitantes, eram 32% e na faixa populacional de 20.001 até 100 mil habitantes, mais da metade (53%) tinham o serviço.
Pelo critério regional, a região Sul é a única que tem mais da metade dos municípios com página de internet, com destaque para o Rio Grande do sul (60%). Em Santa Catarina e Paraná, pouco mais de 50% dos municípios tinham página na internet.
A segunda região com o maior percentual de municípios com página na internet era a Sudeste (46%), onde os destaques foram Rio de Janeiro (72%) e São Paulo (63%). Já Minas Gerais e Espírito Santo apresentaram os menores percentuais (ambos próximos de 30%).
No Centro-Oeste, 33% dos municípios tinham página na internet. Nos estados, os percentuais foram: 46% no Mato Grosso do Sul; 36% no Mato Grosso e 27% em Goiás. Por ter apenas um município, Distrito Federal não foi levado em conta. No Nordeste, os percentuais variaram bastante: 46% no Rio Grande do Norte; 41% na Bahia; 40% em Sergipe; 37% no Ceará; 21% na Paraíba e em Alagoas; 20% em Pernambuco; 11% no Piauí e 7% no Maranhão.
A região Norte apresenta os menores percentuais de existência de página na internet (16%). Rondônia é o estado com o maior percentual, com cerca de um terço dos seus municípios com página na internet. Nos demais estados, os percentuais ficam em torno de 20%, com exceção de Tocantins, onde apenas 9% dos municípios tinham o serviço.