As duas únicas viaturas da Policia Militar de Juína (Comando Regional VIII) existentes no município ficaram estacionadas durante toda a noite dessa quinta-feira (05), e pela manha dessa sexta-feira, o motivo as VTRs estavam sem combustível, em quatro acidentes que aconteceram na manhã de hoje a guarnição foi chamada mas, não compareceu em nenhuma das ocorrências.
Por falta de pagamento, o posto que abastece os carros da polícia civil e Militar de Juína suspenderam o fornecimento, o anuncio do corte foi recebida na tarde de ontem na hora do abastecimento para o atendimento do restante do dia.
A orientação era apenas atender ocorrências de emergências, antes a falta de efetivo era a principal reclamação da instituição no atendimento de um chamado, em caso de um crime contra vida “o homicídio” em comunidades ou em distritos, como Filadélfia e Fontanilas distantes 60 Km a ida dos policiais ficavam comprometida.
Na Delegacia municipal da cidade, as duas viaturas estavam também sem combustível, em caso de emergência a sociedade não poderia contar com a policia civil.
Há em torno de 30 policiais e 78 alunos que estão sendo formados no Regional VIII, o desejo de servir aqueles que ligaram no 190 foi adiado” Quero trabalhar estamos ansiosos mas sem combustível não dá”Lembrou um aluno soldado que não quis ser identificado.
Na manhã dessa sexta-feira (06), o comandante do CR VIII Luis Cláudio Monteiro “o coronel Monteiro ”enfatizou que o problema da falta de combustível está em todo estado, exceto algumas cidades, e que o governo do estado repassou o dinheiro a empresa terceirizada e a mesma não efetuou o pagamento aos postos de combustível” Já comuniquei o impasse de Juína ao comando e vamos está resolvendo esse problema o mais rápido possível” Afirmou Monteiro.
Indagado se no fim de semana em Juína a população irá ficar sem o amparo da PM, o comandante teve a resposta rápida “Não vou deixar as viaturas sem atender a comunidade nem que eu tenha que abastecer com o dinheiro do meu bolso” Finalizou.
A empresa ADM Comércio e Distribuidora é a responsável por distribuir combustível para as viaturas de todo Mato Grosso.
O tenente-coronel Valmil de Paula Borges, comandante dos Bombeiros em Tangará, explica que até agora não faltou combustível para a corporação. “Tenho certeza que, caso haja uma necessidade, a gente vai requisitar um apoio para esse fim”, disse Borges.
Para não ficar sem combustível, a PM abasteceu em Nova Olímpia, que fica distante cerca de 40 quilômetros de Tangará da Serra. “Quando surgiu o problema do abastecimento, nós utilizamos outras concessionárias conveniadas com a ADM, que fornece combustível para o Estado. Então, está solucionado o problema. Nós comunicamos o Comando Geral da Polícia Militar que está providenciando junto à ADM para que o fornecimento não seja cortado aqui em Tangará da Serra”, ressaltou o subcomandante da PM, tenente-coronel William Douglas Monteiro dos Santos.
O dono da empresa ADM, Hélio Corrêa, informou por telefone à TV Centro América em Tangará que acionou outro posto para abastecer os carros da polícia e dos bombeiros na cidade. Portanto, os carros não devem mais ficar sem combustível. Ele disse também que a dívida com o posto terceirizado na cidade deve ser paga até sexta-feira.