O vereador Geraldo Antônio dos Santos, o Tony Lennon (MDB), teve sua caminhonete Toyota Hilux, branca, apreendida, ontem à noite, durante uma abordagem na avenida dos Tarumãs, na área central, por “irregularidade administrativa” e o veículo acabou sendo guinchado.
Os agentes da Guarda Municipal de Trânsito, David dos Santos Andrade e Celso Sebastião de Souza, registraram na delegacia municipal de Polícia Civil, boletim de ocorrência expondo que estavam realizando abordagem juntamente com a Polícia Militar, quando um soldado abordou o vereador e identificou irregularidades na Hilux e solicitou a equipe da Guarda Municipal que tomasse as medidas cabíveis. Os agentes relatam que, neste momento, “o sr. Geraldo Antônio tratou de forma desrespeitosa e usou do seu cargo para constrangê-los, uma vez que não concordou com a abordagem e fez ameaças verbais, onde foi dito pelo vereador que, na segunda-feira, os agentes iriam ver e que iria falar com a prefeita e o secretário para que algo fosse feito contra sua equipe e denunciaria os agentes pois estariam eles tentando obter vantagens para não aplicar as medidas administrativas”.
Em um vídeo o vereador aparece dialogando, na maior parte do tempo, com o guarda Andrade e diz: “só quero que você me respeita como vereador igual estou respeito você como guarda, entendeu?”. O guarda responde: “respeito mútuo não é ? Eu respeitei o senhor e sai falando que vai chamar o Betão (secretário de Trânsito), vai chamar a prefeita. Pra quê ?:
Em seguida Tony diz: “isso é invenção sua, isso é coisa da sua cabeça. Eu acho que você tinha que fazer o teste do bafômetro. Você tinha que me respeitar como autoridade. Você não pode fazer isso não. Você sabe que você não me respeitou como cidadão e vereador”. O guarda rebate: “eu fazer meu serviço é desrespeito o senhor ?” “eu respeitei o senhor !”
Tony insiste: “você sabe o que você fez”. “Você como funcionário do município tem que ser educado com as pessoas, saber tratar as pessoas”. Em outro trecho o vereador diz que, “se tá atrasado (documentação) um mês dois mês (sic) tem que pagar” e insiste que é preciso tratar as pessoas com mais respeito. O guarda rebate: “peguei documento da mão do policial e fiz o procedimento”.
Por fim, o vereador assina o termo de notificação e tem a caminhonete apreendida. No boletim de ocorrência feito pelos guardas não é detalhada qual “irregularidade administrativa” foi constatada no veículo, se seria atraso no pagamento do IPVA ou licenciamento.
Outro lado
Só Notícias entrou em contato, neste domingo, por telefone com o vereador, mas não conseguiu falar com ele sobre o assunto.
A PM e Guarda Municipal iniciaram, no final de semana, blitz para reduzir o número de acidentes em Sinop. Dezenas de condutores de veículos e motos foram abordados. O balanço da operação ainda será divulgado.