A Polícia Rodoviária Federal inicia, nesta sexta-feira, os trabalhos de fiscalização na operação “Carnaval”, visando reforçar a presença de agentes para ações de segurança preventivas e ostensivas em áreas estratégicas, situadas na BR-163, BR-364 e BR-070. O Superintendente do órgão em MT, Kellen Arthur Nogueira, detalhou que “haverá a restrição do tráfego de veículos de carga” em rodovias de pista simples, até a data comemorativa.
Conforme o detalhamento, serão enquadradas carretas e caminhões com dimensões que excedam 2,6 metros de largura, 4,4 m de altura, 19,8 m de comprimento e 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Os períodos de liberação ocorrerão somente das 16h às 22h (sexta e terça) e 6h às 12 (sábado e quarta). A determinação também irá se sobrepor a documentos emitidos por órgãos de trânsito, como a Autorização Especial de Trânsito (AET) e Autorização Específica (AE).
A operação, segundo a PRF, ainda vai abranger o combate a infrações como embriaguez ao volante, excesso de velocidade, ultrapassagens indevidas e o uso de celulares ao volante, com auxílio de equipamentos complementares (etilômetros e radares móveis). Dentre as principais orientações repassadas aos motoristas, estão a revisão de sistemas essenciais como freios, pneus, suspensão e sinalização, bem como o lavador e limpador de para-brisa em decorrência do período chuvoso.
“Se durante uma viagem, ocorrer qualquer tipo de imprevisto, como pane mecânica, pane seca, envolvimento em acidente”, além de casos de “denúncia ou reclamação, ligue 191, para o plantão da polícia, disponível 24h”, concluiu Kellen.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.