Nos últimos 40 dias, a Secretaria municipal de Saúde e Saneamento registrou quatro boletins de ocorrência devido a tentativas de furtos nas Unidades Básicas de Saúde. Na Unidade do Jardim Primaveras foram registradas duas ocorrências. Na primeira, a unidade foi invadida e bagunçada. Já na segunda vez houve consumo de entorpecentes no ambiente interno da unidade. Já o terceiro boletim de ocorrência foi registrado devido ao furto de um botijão de gás do PSF Rota do Sol.
O quarto boletim de ocorrência, registrado ontem, deve-se ao furto de um aparelho de televisão, aparelho de verificação de glicose e de medicamentos da unidade do Jardim Europa. De acordo com o coordenador de Atenção Básica, Juliano Pires, os medicamentos furtados foram jogados em frente a uma residência. “Todos já foram recolhidos e descartados de forma correta”.
Além dos registros de furtos e danos às unidades citadas, os PSFs Fraternidade e São Domingos e o Centro de Reabilitação Renascer também sofreram tentativas de invasão, que, com a denúncia de funcionários e populares, não se concretizaram.
A Secretaria de Saúde e Saneamento chama a atenção para o problema que coloca em risco o funcionamento dos PSFs, pois medicamentos e equipamentos furtados são essenciais ao atendimento. Além disso, muitos medicamentos são de alto custo, deixando pacientes que necessitam sem as doses necessárias e podendo contaminar cidadãos ao ser descartados ao ar livre.
Para evitar situações como essas e danos ao patrimônio que é de todos os sorrisenses, a Secretaria solicita a todos que perceberem movimento estranho nas proximidades das unidades, entrem em contato com as forças policiais para evitar novos furtos e garantir o atendimento à população. Outro ponto ressaltado é a necessidade de conscientização de quem comete esses delitos, pois ações como essa colocam em risco o atendimento em atenção básica de toda a população.