A taxa de assassinatos de mulheres em Sorriso é a segunda maior do país. É o que aponta o Mapa da Violência 2011, com base em dados coletados em 2008 e divulgados recentemente pelo Instituto Sangar-Ministério da Justiça. O estudo mostra que o município teve 7 homicídios de mulheres. Isso quer dizer que, para cada grupo de 100 mil mulheres, 24,7 são mortas. É o maior índice do Estado, ficando bem a frente da segunda maior taxa. Cuiabá, que ficou com taxa de 8,5, a 75ª do país.
O Mapa da Violência fez o levantamento de 582 municípios com mais de 25 mil habitantes. Em 2006, Sorriso teve 3 assassinatos de mulheres e, em 2007, 2. Em 2008 houve o salto para 7 mortes. Para a juíza da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Cuiabá, Ana Cristina Silva Mendes, os números chamam a atenção e exigem maior atenção do poder público e também do Judiciário.
Mato Grosso é o quarto com a maior taxa de assassinatos de mulheres. Dez anos atrás, em1998, ocupava a 3ª posição.
Uma das maiores dificuldades apontadas para combater a violência doméstica, principalmente em municípios do interior, é a inexistência de Delegacias Especializadas para atender as vítimas. No Estado, existem apenas duas, em Cuiabá e Várzea Grande, onde, em média, 40 mulheres procuram atendimento todos os dias para registrar agressões sofridas.