Um sargento e três soldados da Polícia Militar foram presos hoje, sob acusação de extorsão, em Sorriso. A denúncia contra os militares foi recebida na 3ªfeira, no final da tarde e o comandante regional de Sinop, coronel Eliérson Metello, determinou as investigações. Ele confirmou, ao Só Notícias, que os acusados estão lotados em Cuiabá e não no Comando da PM em Sorriso. Estavam trabalhando nas praças de pedágio em duas rodovias estaduais.
Segundo o comandante, os policiais estavam realizando uma barreira de rotina, na estrada de acesso as cidades de Sorriso e Ipiranga do Norte, quando exigiram R$ 200 para liberar o veículo de um comerciante da região que apresentava problemas na documentação. O comerciante aceitou efetuar o pagamento. O veículo foi mantido retido até que a propina fosse paga. O comerciante foi liberado para poder efetuar o saque em um caixa eletrônico, mas tirou xerox das notas utilizadas para o pagamento. Em seguida denunciou o caso ao comando da PM.
“Determinei a revista nos policiais que estavam trabalhando em barreiras, do 8º Comando de Policiamento de Área (CPA). Na carteira do sargento foi encontrada uma das cédulas. A numeração conferia”, explica o coronel Eliérson. Os demais soldados foram presos por cumplicidade com a ação. Eles serão encaminhados para a Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger. Em razão de cometerem um crime em serviço, os quatro homens terão de responder a um Inquérito Policial Militar a ser instaurado pela Corregedoria da Polícia Militar.
“Jamais iremos coadunar com ações criminosas. A premissa da Instituição é o trabalho sério, comprometido”. Coronel Eliérson cita ainda que se houverem outras vítimas que denunciem o caso. “Para a Polícia Civil, Ministério Público, para nós, todas as denúncias são apuradas”.
(Atualizada às 08:36hs em 22/02)