A Polícia Rodoviária Federal prendeu, ontem à tarde, na BR-163, parte de uma quadrilha especializada na falsificação e comercialização de extintores de incêndio de uso veicular. Dois homens, 22 e 25 anos, estavam em um Renault Megane preto, placas de Nova Esperança do Sudoeste (PR), transportando 270 extintores de incêndio classe ABC, com os selos e gravames do Inmetro adulterados, datas e prazos de validade alterados e nota fiscal falsa.
Prosseguindo com as investigações, os policiais foram até o hotel onde os criminosos estavam hospedados, em Lucas do Rio Verde, e lá encontraram centenas de outros selos e extintores vazios para serem usados em novas fraudes. Os falsários integram uma quadrilha com atuação e processos criminais em São Paulo e no Paraná.
Em Mato Grosso, recentemente aplicaram golpes em empresários de Lucas do Rio Verde e Sorriso. A suspeita é de que se dirigiam para Sinop com o mesmo intuito.
Só Notícias teve acesso a um boletim de ocorrência em que um empresário sorrisense foi vítima da dupla. Eles foram até seu estabelecimento e se identificaram como vendedores de uma empresa especializada, realizando a venda de 123 extintores no valor de R$ 9,8 mil. O pagamento foi realizado em cheque dividido em duas vezes.
No entanto, quando os equipamentos chegaram, o empresário constatou a fraude. Os extintores não possuíam o selo do Inmetro e os fundos estavam com as informações técnicas e de validade adulteradas
A assessoria da PRF, informou que perícia técnica irá determinar a substância usada no conteúdo dos extintores.
(foto: assessoria)