Várias pessoas foram presas, ontem, acusadas de crime ambiental, em Sorriso. O primeiro caso aconteceu na rua Floriano Peixoto, no Jardim Primavera, onde a Polícia Militar apreendeu um veículo Cadete branco, placas de Campo Grande (MS). O som emitido pelo carro chegou a 88 decibéis. O responsável conseguiu escapar a pé. Dentro do carro havia caixas com alto falantes, amplificadores, aparelho dvd, cornetas e outros itens.
Já na praça das Fontes, localizada na avenida Natalino Brescansin, no centro, a PM prendeu T.S., 22 anos, de Sinop, e o veículo Saveiro prata, placas de Toledo (PR), ao ser verificado, por meio do aparelho decibelimetro, que o som chegava a 84 decibéis.
Em uma residência na rua dos Palmares, bairro Industrial, foram presos J.R.S., 32 anos, e A.L.S., 27 anos, também acusados por crime ambiental – poluição sonora. A polícia apreendeu um Fiat Uno cinza, placas de Sorriso, com amplificador, quatro alto falantes e cornetas, além de vários cds de música.
Já na avenida Curitiba, Jardim Amazônia, foi preso A.C.A., 25 anos. Na localidade, o som chegava a 86 decibéis aferidos a cerca de 8 metros. Foram apreendidos um aparelho dvd e uma caixa de som amplificado.
O limite para o som é de 80 decibéis. Quem for flagrado pela polícia com o volume acima do permitido pode ser preso enquadrado no artigo 54 da lei 9.605/98 (de poluição e outros crimes ambientais), independente do horário em que estiver sendo utilizado.
As prisões ocorreram após denúncias anônimas. Todos foram encaminhados para a Polícia Civil para as providências legais.