Um homem teve prejuízo de R$ 9 mil ao tentar comprar uma moto (marca e modelo não informados), anunciada em uma rede social. Conforme o delegado de Polícia Civil, Nilson Farias, a motocicleta estava sendo vendida por um valor abaixo do real, que seria de R$ 14 mil, e esse fator acabou atraindo a vítima.
“Essa prática tem se tornado comum e acontece da seguinte maneira, uma pessoa anuncia um veículo, coloca o valor, aí o estelionatário clona esse anúncio, faz um novo com o mesmo veículo, porém com um preço muito menor. Esse golpe tem sido frequente na cidade”, explicou o delegado.
“Quando aparece um interessado nesse produto, o suspeito explica que tem que ir ao endereço do anúncio oficial, mas o criminoso conta uma história de que está recebendo o veículo como forma de pagamento, então a vítima não poderia chegar no local e comentar o valor”. “Nisso o estelionatário liga para o verdadeiro anunciante e conta outra história, diz que ele vai entregar esse produto para pagar uma conta, mas que essa dívida é acima do valor do bem anunciado, então ele também não poderia comentar sobre o montante do material”, acrescentou Nilson.
Conforme o delegado, após isso as vítimas ficam convencidas das histórias e se encontram sem comentar sobre os valores. “Ele consegue enganar as duas partes, que acertam o negócio, e a vítima faz a transferência do dinheiro para o estelionatário, que diz que devolverá em seguida ao anunciante real, mas ele não faz isso. Quando o dinheiro cai na conta do criminoso, ele revela às duas vítimas que se trata de um golpe. O suspeito ainda diz de forma sarcástica que trabalha com isso há 20 anos”, ressaltou.
“Temos muitos casos com golpes aplicados dessa maneira, é uma prática corriqueira, constante e a população precisa ficar em alerta. Já sabemos como é aplicado e estamos atrás desse criminoso. O prejuízo maior fica para quem depositou o dinheiro, pois perde todo esse valor”. “Se você ver um veículo muito abaixo do valor do mercado desconfie, segundo passo não negocie com terceiros, com intermediários, fiquem atentos”, completou