quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop teve média de 136 ocorrências de estelionatos por mês; Sorriso duas por dia

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez (foto: Só Notícias/Lucas Torres/arquivo)

A polícia em Sinop registou 1.642 ocorrências de estelionatos ao longo de 2023, conforme relatório da secretaria estadual de Segurança Pública, através do Sistema de Registro de Ocorrências Policiais. A média mensal foi de 136 ocorrências por mês ao longo do ano e diária de 4 casos. O aumento é de 20% em comparação com 2022 que registrou 1.361.

Já em Sorriso são 924 casos, conforme Só Notícias apurou de janeiro a dezembro, aumento de 16% em relação a 2022 (796). Por mês, houve média de 77 casos registrados e média de 2 por dia.

Não há estimativa do prejuízo no levantamento, entretanto, ao longo do ano, conforme Só Notícias apurou, houve diversas ocorrências que moradores perderam valores, que variam de golpes que chegam a R$ 60 mil, por exemplo.

Entre os golpes aplicados, especialmente através das redes sociais, desde o perfil falso em aplicativo, link falso, boleto falso, leilão de veículo, falso atendente de banco, venda de eletrônicos e eletrodomésticos, além de outros.

Recentemente, o delegado Sérgio Ribeiro, da delegacia de Sinop, orientou sobre procedimentos para evitar golpes pela internet. “É muito comum hoje a compra e venda utilizando sites, aplicativos e as demais redes sociais, só que, coloque uma dose a mais de cautela quando os anúncios forem em redes sociais, porque ali está público a todos e você tem pouco controle da origem dos objetos”, explicou.

O delegado acrescentou ainda que, golpistas utilizam vários métodos para enganar as vítimas. “Os estelionatários eles sempre usam um artifício, o cara é empresário, policial, promotor, é amigo, sempre tem algo para angariar a confiança e esta é uma das etapas da fraude. Nós temos quatro elementos para a fraude: o prejuízo, a enganação, a própria fraude e a vantagem ilícita obtida pelo estelionatário. Uma hora ele se passa por alguém ou outra hora é falsificar um documento, sempre no estelionato tem essa enganação, então as pessoas têm que ficar atentas e ter cuidado porque o negócio bom demais, pode ser fraude”, concluiu.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE