A prefeitura implantará o sistema de Unidade de Gestão de Energia Municipal (UGEM), em parceria com as Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A. A decisão foi tomada após representantes da Eletronorte e Eletrobrás apresentarem o programa de Gestão Estratégica Municipal (GEM) nesta tarde. De acordo com a superindente de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e eficiência energética da Eletronorte, Neusa Maria Lobatto Rodrigues, o programa visa realizar um diagnóstico do consumo de energia de todos os órgãos públicos ligados à administração municipal para identificar os principais pontos de consumo e os caminhos para diminuir custos otimizando o consumo.
"O consumo de energia elétrica é a segunda maior rubrica das prefeituras e se realizamos um diagnostico apontando como evitar o desperdício conseguimos oferecer energia para outros setores", destacou. Conforme Neusa, o próximo passo agora é a formação da equipe que irá coordenar a UGEM e de uma equipe paralela de agentes que irão realizar o diagnostico nos setores da Administração pública.
"Uma equipe nossa virá para Sinop treinar os agentes para que possam realizar o trabalho. Depois de iniciado o diagnostico leva em torno de três meses para ser concluído", explicou. Segundo Neusa, agora a Eletronorte vai elaborar a licitação identificando Sinop como uma das cidades integradores do projeto.
No Mato Grosso o acordo já foi assinado pela cidade de Rondonópolis, onde os trabalhos estão previstos para iniciar em julho.