Policiais da delegacia regional, da municipal e da Especializadas em Roubos e Furtos apreenderam aproximadamente R$ 5 milhões em agrotóxicos furtados, hoje, escondidos em uma casa, na rua das Primaveras, no bairro Jardim Celeste. O homem apontando como líder da quadrilha e outro membro foram presos. Um caminhão, um Fiat Strada e uma Toyota Hilux, que seriam utilizadas nos crimes, também foram apreendidas. O delegado regional Sérgio Ribeiro, além dos da Derf, Marcelo Carvalho e Ugo Ângelo Reck de Mendonça, lideraram a operação conjunta.
Segundo a polícia, a quadrilha é bem articulada e há registros de atuações em cidades da região como Vera, Feliz Natal, União do Sul e Matupá. “Desde ontem recebemos informações e os policiais realizaram campana no bairro Jardim Celeste. Encontramos dentro da casa uma quantidade de veneno. Eles já estavam fazendo vigilância em um dos suspeitos e quando visualizaram esses venenos prenderam ele e conseguiram localizar, ao entrar, cerca de R$ 5 milhões em defensivos agrícolas”, disse Sérgio.
Marcelo declarou que três suspeitos já foram identificados, incluindo os dois presos. “Temos identificados três indivíduos. Dois já estão presos. Óbvio que temos o conhecimento que são vários que praticavam esses furtos, até para poder carregar esse tipo de material em um tempo exíguo. Então, as investigações estão no início. Consideramos um sucesso a operação deflagrada de manhã, que começou na madrugada, com equipes já fazendo o monitoramento”.
Ugo reforçou que mais materiais devem ser recuperados durante as investigações. “Essa quadrilha estava agindo na região há alguns meses. Houve furtos em Vera, Feliz Natal, União do Sul, recentemente em Matupá, cidade na qual fomos inclusive agora recuperar uma carga grande. Descobrimos muita coisa, boa parte do prejuízo das vítimas está sendo ressarcido. Agora vamos punir os responsáveis e continuar as investigações, porque existem outras pessoas para serem identificadas. A princípio existe (produtos a serem recuperados) porque a quadrilha está atuando há algum tempo, então, pelo menos na região de Vera, Feliz Natal foram cinco fazendas furtadas, teve uma em União do Sul, outra de Matupá”.
Segundo Sérgio, a ação está no contexto encabeçado pelo secretário de Segurança, Fabio Galindo, na operação Carga Máxima, que vai ter vários desdobramentos.
(Atualizada às 20h25 – fotos: Só Notícias/José Carlos Araújo)