O delegado Sérgio Ribeiro Araújo afirmou, em entrevista ao Só Notícias, que houve queda no número de assassinatos em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No mês passado, a Polícia Civil registrou 6 homicídios, enquanto em janeiro de 2014 foram 10 assassinatos.
Os furtos também diminuíram. Em janeiro deste ano, foram 141 registros contra 222 do mesmo período do ano passado. Em contrapartida, o número de roubos cresceu. Passou de 79 casos no primeiro mês do ano passado para 90 no mês passado. Os crimes de furto e roubo levam em consideração os feitos em residências, empresas e pessoas.
Para o delegado, a explicação plausível para esta situação é a de que os bandidos deixaram furtar para roubar. “Esse breve levantamento nos deixa satisfeito no quesito números, porém, nos alerta a tomar outras providências para mantermos um certo controle da situação”.
Em relação aos homicídios, Ribeiro não soube dizer quantos dos casos registrados este ano já estão com as investigações adiantadas e os criminosos presos.
No último final de semana, uma equipe com 25 investigadores e delegados, comandados pelo novo delegado regional de Sinop, José Abdias Dantas, realizou buscas a criminosos. A ação faz parte da operação desenvolvida pela pela Secretaria de Segurança Pública.