A maioria dos detentos que permanecem foragidos do presídio Osvaldo Florentino Ferreira Leite, “Ferrugem”, de acordo com as fichas criminais disponibilizadas pela penitenciária, responde por tráfico de drogas e roubo. Na ficha de 16 há descrição dos delitos e eles foram presos por tráfico (6), roubo (5), mandado de prisão (2), furto (2), homicídio (1), corrupção ativa (1), tentativa de furto (1), carcere privado (1).
Na ficha de 11 foragidos não há informação sobre os crimes que cometeram, e alguns deles foram transferidos de outras cadeias ou penitenciárias. Quanto ao grau de periculosidade 1 é de baixa, 3 são de alta e 18 de média.
O grupo fugiu por um túnel, ontem de madrugada. As viaturas estão espalhadas em pontos estratégicos. Algumas destas unidades estão concentrando suas atividades no bairro Alto da Glória (região do presídio). A Polícia Militar também está recebendo informação de moradores de Sinop, que estão dando pistas de onde pode haver fugitivos.
O coronel Nerci Denardi, comandante da PM, disse, ao Só Notícias: “estamos recebendo auxílio da população”. Ele também mencionou que não tem como saber se a maioria dos fugitivos está na região.
Conforme Só Notícias já informou, já foram recapturados 9 detentos. São eles: José Alves Soares, Bruno Jauner Castro, Alex Aguiar dos Santos, Cleiton Correa do Nascimento, Romelson Carlos Gonçalves, Wesley Fernandes (Luquinha), Jocemar Henrique Costa – Vulgo Mazinho, Fabio Aparecido da Costa e Célio Soares da Silva. Alguns são ladrões de banco.
Os presos estavam no raio verde, na cela quatro. Eles precisaram de apenas três dias para abrir o buraco. O presídio abriga atualmente cerca de 700 reeducandos. “O tempo foi fator favorável para que os presos pudessem ganhar a liberdade”, disse o tenente coronel PM Vilas Boas, em entrevista ao Só Notícias. Ele disse ainda houve atraso ao detectar a falha da segurança.