PUBLICIDADE

Sinop: Exército inspeciona imóvel onde havia morteiros enterrados

PUBLICIDADE

Três oficiais do Exército estiveram, esta manhã, na residência onde foram localizados, enterrados no quintal, três morteiros e uma granada, além de munições. Eles viram o buraco onde as munições foram encontradas, por duas crianças, que estavam brincando e começaram a cavar. Acompanhados do delegado municipal, Joacir Batista dso Reis, eles fizeram uma análise inicial do local, que deve passar por varredura, na próxima semana, com equipes de explosivista, de Cuiabá. Os especialistas vão fazer um “raio-x” do local para saber se existe mais munições como estas, que poderiam ser de forte poder destrutivo. O trabalho deve iniciar entre 3ª e 4ª feiras. Os oficiais (dois deles da capital) fizeram fotos e marcações do local onde os morteiros e a granada estavam escondidos.

As munições continuam sob os cuidados do Exército e não foi informado se estariam na unidade do Tiro de Guerra. A primeira análise, acredita que o material seja de exercício, ou seja, utilizado para treinamento dos militares que, nas décadas de 70 e 80 estavam constantemente em Sinop e região. A teoria tem como fundamento as características dos dispositivos, como a cor própria e símbolos.

Conforme Só Notícias já informou, os dispositivos foram localizados por duas crianças, de 8 e 6 anos, que brincavam no quintal da casa, na rua das Samambaias, próximo ao estádio. Quando encontraram um dos morteiros, chamaram a mãe, Regina Ferreira dos Santos, para ver “um cano”. Ela achou estranho o que viu e acionou a polícia. A delegacia municipal está investigando o casoe já ouviu o proprietário do imóvel, que é alugado, e outras pessoas para tentar identificar quem escondeu as munições e com qual objetivo.

Os armamentos são de uso exclusivo do Exército. Já foi descartada a hipótese de que eles tenham sido esquecidos pelo 9° Batalhão de Engenharia Civil – 9° BEC – durante as obras de abertura e pavimentação da BR-163 nas décadas passadas.

Leia ainda
Sinop: polícia diz que morteiros não foram esquecidos pelo Exército
Explosivos encontrados em Sinop são enviados para o Exército; veja vídeo
Sinop: crianças acham granada e munição de morteiro

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE