O delegado de Polícia Civil Sergio Araujo confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que apreendeu o bimotor EMB 810 D que fez pouso forçado, ontem à tarde, na área de um loteamento bem próxima do aeroporto João Figueiredo, de onde havia decolado há poucos minutos. A aeronave foi retirada, à noite, por um guincho e está no aeroporto.
O piloto J,L, de 64 anos, está preso e sendo indiciado por expor perigo no transporte aéreo. "Ele não apresentou documentos do avião nem tem brevê (habilitação) para voar. O prefixo da aeronave estaria adulterado", afirma o delegado, acrescentando que no sistema de segurança, consta que o piloto teve alguns registros policiais na década de 80, "onde ele era investigado por tráfico. Mas não podemos afirmar, que este caso agora seja de tráfico, mas está possibilidade está sendo investigada e também está sendo checado se a aeronave poderia ser usada para levar drogas".
"Hoje vamos mandar comunicado para a empresa com base no registro na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Consta nomes de uma em Mato Grosso e outra em Goiás", acrescentou o delegado, referindo-se ao proprietário do bimotor. Não foi confirmado em que cidade reside o piloto.
Sergio disse que J.L apresentou a versão que a aeronave estaria com problemas mecânicos e fazia testes. Mas pretendia voar até Cuiabá. J.L pousou aproximadamente 10 minutos após a decolagem. Ele viajava sozinho e não se machucou. Os bombeiros foram ao local e acionaram a polícia.
(Atualizada às 08:59h – fotos:Só Notícias/Luiz Ornaghi)