PUBLICIDADE

Sinop: comandante da PM alerta sobre 10 golpes virtuais mais comuns; saiba quais

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: Só Notícias/ Fabiano Marques)

O tenente-coronel Edylson Figueiredo Pintel, do 3º Comando Regional, alertou, hoje, em entrevista coletiva, sobre os golpes virtuais praticados via e-mail, SMS, WhatsApp e ligações telefônicas, que estão sendo mais registrados em Sinop. “É uma prática que é muito fácil para que o criminoso insista nessa modalidade de crime, porque ele tem pouco risco à sua integridade e o anonimato, de certa forma, é garantido a ele”, afirmou.

O primeiro crime citado pelo comandante é “golpe do PIX”, em que golpista que se passa por instituição financeira pede que o usuário registre suas chaves PIX em sites falsos. Há também o “golpe do falso sequestro”, que consiste em ligar para uma pessoa cobrando valores para que um suposto parente seja liberto.

O terceiro é o “golpe do informante”, em que o criminoso se passa por informante de polícia e liga geralmente para empresários cobrando valores para que não ocorra atentados contra sua vida e de seus familiares. Continuando, há o “golpe da plataforma de vendas”, que consiste em realizar a transação de compra e venda de um veículo utilizando de anúncios verdadeiros para receber valores pela venda.

O quinto é o “golpe do boleto falso”, onde é enviado um e-mail com boleto falso e uma vez efetuado o pagamento, cai na conta bancária do golpista. Há ainda o “golpe do caixa eletrônico”, em que o golpista se oferece para ajudar idosos ou pessoas com pouco conhecimento em transações bancárias via caixa eletrônico.

O sétimo é o “golpe do falso prêmio” que consiste em enviar mensagens informando a vítima que foi premiada em determinada promoção, cobrando valores adiantados para liberar o prêmio. Já o “golpe do falso link” é semelhante, em que criminosos enviam mensagens com links que contem ofertas irresistíveis e levam a páginas falsas de bancos ou lojas on-line.

O nono é o “golpe do amor”, em que o criminoso se passa por determinada pessoa utilizando fotos falsas e inicia um falso relacionamento com as vítimas e, ao ganhar a confiança, passa a exigir valores cada vez mais altos com pretextos diversos como presentes e viagens. Por último, o “golpe dos nudes”, em que o golpista envia fotos eróticas e pede que a vítima envie também, logo uma terceira pessoa entra em contato informando ser o pai ou delegado e que a pessoa é menor de idade, solicitando dinheiro para que a vítima não seja presa.

O comandante recomendou cautela e sempre registrar boletim de ocorrência. “O alerta à população é estar sempre atento, desconfiando das grandes propostas, das facilidades muito grandes, dos contatos de pessoas desconhecidas, muitas vezes oferecendo vantagens que ela sabe que não convém e não está também nos valores de mercado”. “Procurar sempre manter essas relações, os contatos com as pessoas que já conhecem e aqueles contatos novos que eles forem fazendo, ela ir sempre com cautela, sempre com comedimento, especialmente nessa questão de passar informações, dados, cartões, número de agências, senha”, afirmou.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE