Sete menores escaparam esta madrugada, por volta das 4h30, por um túnel feito na cela 10, na cadeia de Sinop, que fica na avenida das Figueiras. Eles saíram no quintal de uma residência próxima. De acordo com agentes prisionais, ontem as visitas foram normais e só perceberam a movimentação quando ouviram barulhos dos menores escapando. Havia oito adolescentes na cela (só um permaneceu).
A dona da residência por onde os adolescentes fugiram chegou a ligar para delegacia dizendo que os cachorros estavam muito agitados e que havia alguém em seu quintal. A Polícia Militar está fazendo rondas para tentar capturá-los, mas até o momento, ninguém foi localizado. Os menores estavam detidos por crimes diversos – furto, homicídio, roubo.
A Polícia Civil deve instaurar inquérito para apurar as responsabilidades no episódio. Peritos confirmaram que o buraco cavado para a fuga possui de três a quatro metros de extensão. Foi feito mediante uso de barras de ferros extraídas das camas das celas. Um adolescente disse às autoridades que ainda no sábado o plano de fuga começou a ser executado. O excesso de terra era depositado no banheiro.
A cadeia de Sinop não possui vigilância armada. Na unidade estão mulheres e adolescentes infratores.
(Atualizada às 9h51)