O comando geral da PM definiu que 38 soldados lotados no presídio Ferrugem passarão a reforçar a segurança, na cidade, no policiamento ostensivo para combater a criminalidade. A informação foi confirmada, esta tarde, pelo governador Silval Barbosa, ao prefeito Juarez Costa, em audiência, no Palácio Paiaguás, da qual participou também o comandante geral, coronel Nerci Denardi.
O Estado vai nomear agentes prisionais para trabalhar no presídio. Só não foi definida a data. De acordo com a assessoria, deve ocorrer "o quanto antes" mas a convocação de aprovados em concurso público já foi determinada.
O prefeito também reforçou a cobrança, ao secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, para construir em Sinop um centro de internação para menores infratores, devido a grande quantidade de adolescentes envolvidos em tráfico, assalto e homicídios. A unidade contará com 150 vagas e os recursos serão disponibilizados pelo Ministério da Justiça. O centro para menores infratores de Sinop está incluso no pacote de construção de 3 mil novas vagas para o sistema prisional de Mato Grosso.
O terreno para a construção da unidade já foi doado pela prefeitura de Sinop. Tanto prefeito como governador se comprometeram a dar andamento no projeto para a execução da obra. Não foram mencionados prazos.
Uma ala provisória está prestes para entrar em funcionamento para abrigar menores.