O serviço 197 da Polícia Judiciária Civil recebeu 9.374 denúncias anônimas, no ano passado, durante o atendimento da equipe de policiais civis no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), instalado no prédio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, em Cuiabá. As ligações são recebidas 24 horas por dia e encaminhadas às delegacias, que procedem a averiguação das ocorrências envolvendo delitos de diversas naturezas. As informações repassadas pelo comunicante são sigilosas e têm garantia do anonimato.
Os números apontam que entre janeiro a dezembro, o tráfico de drogas foi o crime mais relatado pela população com mais de 3,5 mil denúncias, seguido por 1,8 mil informações sobre uso de entorpecentes, em Cuiabá e Várzea Grande.
Outras ocorrências também foram registradas pelo telefone 197 envolvendo ações criminosas como homicídio, ato obsceno, cárcere privado, desaparecimento, desmanche de veículo, estelionato, informação de fugitivo, maus tratos a deficiente físico, maus tratos a idoso, porte ilegal de arma de fogo, promover a prostituição, prostituição de menores, receptação, roubo, furto, sedução de menores, tentativa de homicídio, entre outros.
O 180, disque denúncia da Central de Atendimento à Mulher, encaminhou à Polícia Civil via CIOSP aproximadamente 350 queixas, sendo os relatos registrados na Central de Atendimento, em Brasília, no Distrito Federal. A denúncia anônima depois de recebida é gerenciada pelos policiais civis do CIOSP, com objetivo de dar mais rapidez no atendimento às ocorrências de emergência, bem como auxílio a possíveis investigações que estes acontecimentos possam gerar.
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) coordena as ações de respostas integradas às solicitações emergenciais, colaborando no controle operacional das instituições da Segurança Pública de Mato Grosso, sendo a Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Técnica, e outros parceiros que atuam de forma complementar e harmônica, centralizando e integrando as atividades preventivas, repressivas e de socorro à população, 24 horas por dia.