A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) juntamente com a Polícia Federal de Barra do Garças (509 quilômetros à Leste da capital) atuaram em uma operação que resultou na apreensão de quatro veículos que transportavam madeira ilegal. A apreensão foi na BR 070, no município de Barra do Garças. A frota apreendida conta com três bi-trem e uma carreta. A operação foi realizada após denúncia anônima. Foram apreendidos 210 metros cúbicos de madeira serrada.
A operação que resultou na apreensão das madeiras foi na última segunda-feira (12.10). "Todos os veículos estavam com excesso de carga, ou seja, quantidade superior do que foi declarado nas guias florestais e toda a madeira vinha dos estado de Rondônia (RO) e Mato Grosso. As madeiras seriam destinadas para São Paulo e Brasilia", afirma o gerente regional da Sema em Barra do Garças, Cleber Fabiano Ferreira.
Os veículos foram autuados, as madeiras apreendidas e as madeireiras receberam multa. Os motoristas dos veículos foram encaminhados para a delegacia do município e vão responder a por crime ambiental e procedimentos administrativos. Somados os valores das madeiras apreendidas nos quatro veículos resultam em uma quantia de aproximadamente R$ 100 mil em multa.
Para Cleber Fabiano, "esta operação alcançou êxito. A partir de uma denúncia, foi feita um trabalho de barreira e o resultado foi satisfatório. Além disso, é muito importante a parceria da Sema com a polícia federal e policia civil", concluiu.