A secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso, com o apoio do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar, realizou mais uma fase da Operação Amazônia, para o combate à extração ilegal de minérios. A ação resultou na apreensão de 12 equipamentos, sete autuações com embargos e na aplicação inicial de R$ 130 mil em multas. A ação ocorreu em Colíder, Carlinda e Paranaíta, na semana passada, com base em alertas remotos de monitoramento por satélite, na investigação feita pela superintendência de Fiscalização, bem como por meio de denúncias formalizadas pelo canal da ouvidoria. Não houve prisões.
Segundo a SEMA, durante a operação foram realizadas autuações nos empreendimentos que operavam sem Licença de Operação para a atividade de extração mineral e embargados àqueles que operavam de forma irregular, os quais foram multados e tiveram os maquinários apreendidos.
Ao todo foram apreendidas quatro máquinas escavadeiras e oito motores estacionários. Os equipamentos foram destinados para as prefeituras de Colíder e de Paranaíta, como fiéis depositárias.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.