Fiscais da Sema e policiais militares apreenderam 500 cabeças de gado, duas toras de castanheira – espécie nativa da Amazônia ameaçada de extinção -, tratores, pá-carregadeira e outros equipamentos, durante fiscalização da Operação Amazônia, nos municípios de Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes (500 km de Sinop), que foi concluída no final de semana. Eles chegaram ao local a partir do monitoramento dos alertas de alteração de vegetação, identificados pelos satélites Planet, e registrou flagrantes de extração ilegal de madeira, corte de espécie proibida, descumprimento de embargo e exercer atividade sem autorização do órgão ambiental.
Com os indícios, a equipe deslocou até uma fazenda em Monte Verde e confirmou o crime ambiental em uma área de floresta. Uma tora de castanheira, espécie protegida por lei, dois tratores, uma pá-carregadeira, duas motosserras e uma serraria móvel utilizados para a “prática da infração ambiental foram apreendidos” e a serraria móvel inutilizada.
Em Nova Bandeirantes, a equipe encontrou outra serraria móvel utilizada no corte de uma castanheira, apreendeu trator, uma motosserra e 15 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente. Na mesma propriedade, foi identificado o descumprimento de embargo imposto pela Sema, sendo que na área embargada estava sendo realizada atividade agropecuária sem autorização do órgão ambiental. Desta forma, foram apreendidos as 500 cabeças de gado. Não foi informado valor da multa aplicada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.