Mais três carretas foram apreendidas ontem, transportando madeira sem Autorizações para Transportes de Produtos Florestais (ATPFs), que eram emitidas pelo Ibama e têm validade até dia 31 de março, ou Guias Florestais (GFs), emitidas atualmente pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). A apreensão ocorreu ontem à tarde, na MT 423, que dá acesso ao município de Cláudia (90 km de Sinop).
Ao todo foram apreendidos cerca de 189 metros cúbicos de madeira cerrada, das espécies de Itaúba, Cambará e Cupiuba, que estavam nas carretas Volvo F380, cor branca, ano 2005, placas KAM 9146, conduzida por Wanderlei Rocha Oliveira, na Volvo 380, 2005, cor branca, placas KAH 0626, dirigida por Adão Santiago Ferreira, e na Volvo FH12, cor amarela, placas KAH 7340, conduzida por José Bassetto.
Na última quinta-feira, outras sete carretas foram apreendidas transportando 275 metros cúbicos de madeira. A fiscalização faz parte da operação Limpeza, que está sendo realizada em Sinop e região. 15 fiscais da Sema, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Indea e Polícia Ambiental participam.
Há suspeitas de que algumas empresas estão aproveitando o prazo para declaração de estoque irregular, que poderá ser regularizado com pagamento de 30% do valor do produto e mais um UPF por metro cúbico, e estocando madeira irregular em seus pátios. O prazo para que as madeireiras declarem seus estoques e se regularizem vai até final do mês.