O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental apreendeu, ontem, um trator, uma motosserra, uma serraria móvel e 30 unidades de toras, totalizando 47 metros cúbicos, em uma área rural de Aripuanã (960 km de Cuiabá). Um homem foi preso em flagrante e multado em R$ 321 mil por desmatamento e exploração ilegal de madeira.
Em uma ação integrada durante a operação Amazônia, os militares receberam informações de fiscais da secretaria estadual de Meio Ambiente, acerca de um desmatamento em floresta nativa, na região do distrito de Conselvan. Ao se deslocarem para área, as equipes localizaram os maquinários e as toras espalhados por diversos pontos da área desmatada.
Os militares identificaram o proprietário da fazenda, bem como dos maquinários. O homem confessou não possuir documentação do órgão ambiental competente para realizar a exploração da vegetação nativa. Aos fiscais, o suspeito afirmou que não contém autorização para funcionar a serraria móvel e não detinha da licença para porte e uso de motosserra.
Maquinários e os toras foram apreendidos administrativamente, devido o local ser de difícil acesso. Por meio do sistema de fiscalização, foi realizada a dinâmica da área totalizando 59,1799 hectares desmatados a corte raso ilegalmente. O suspeito foi multado por crime ambiental e encaminhado à delegacia de Polícia Civil.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.