O levantamento da Secretaria de Segurança Pública, divulgado hoje, aponta que, de janeiro a novembro, a capital teve queda de quase 10% nos casos de assassinatos, comparado ao mesmo período do ano passado. Em Várzea Grande, a redução chegou a 20%. Em todo o Estado, a queda foi de apenas 5%.
O segundo tipo de crime mais registrado, principalmente na região metropolitana é o latrocínio (roubo seguido de morte). Foram registrados 17 latrocínios em Cuiabá e em Várzea Grande 14. Apenas um ainda não foi solucionado.
O secretário Rogers Jarbas avalia como positivo os dados e atribuiu para a atuação da polícia, que mudou de estratégia para combater os crimes. "Com a criação do núcleo de estatística da análise criminal foi possível identificar melhor a maneira de coibir a ação dos bandidos". Ele também lembrou que as delegacias especializadas receberam reforço de 15 policiais na capital e em Várzea Grande, o interior também ganhou mais efetivo este ano.
Para 2017 deve ser lançado concurso público para cadastro reserva com o objetivo de suprir os profissionais que precisarem ser substituído nos próximos anos.