O secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel Marcos Vieira da Cunha, esteve no município, esta tarde, avaliando a operação “Bairro Seguro”. “Esta é a primeira ação integrada do ano e está ocorrendo em todo o Estado. Está tudo dentro do planejamento para atingir os objetivos e transmitir a sensação de segurança necessária para a população”.
Ele lembrou que no ano passado foram realizadas 1.172 operações em Mato Grosso, além de 20 mil ações policiais na área de segurança. O secretário adjunto também foi questionado sobre a falta de condições das viaturas do Corpo de Bombeiros de Sinop. Ele ressaltou que o assunto já é de conhecimento da pasta e em breve o assunto terá uma resposta.
O comandante regional da Polícia Militar em Sinop, tenente coronel Valter Razera, informou que a ação deflagrada hoje já cumpriu 15 mandados de busca e apreensão em vários pontos da cidade. Também foram presas seis pessoas, algumas delas com mandados de prisão expedidos e não cumpridos. Três armas foram retiradas de circulação.
Sobre o efetivo, Razera afirmou que houve um acréscimo no número de policiais nas ruas após o último curso – decorrente do concurso público. Segundo ele, atualmente há um policial para cada 750 habitantes no município. Este número era bem inferior antigamente, porém, o comandante não soube afirmar o número exato.
O delegado Carlos Eduardo Muniz afirmou que os bons resultados da operação integrada é resultado do bom relacionamento entre Polícia Civil e Militar. Ele afirmou que há uma constante troca de informações entre as instituições, o que facilita o objetivo de planejar a segurança.
O comandante regional do Corpo de Bombeiros, coronel Hector Péricles, afirmou que durante a operação a unidade ficará responsável por vistoriar bares e lanchonetes do município. O principal alvo da fiscalização serão os alvarás de funcionamento e as questões de segurança destes lugares.