A Secretaria de Estado de Segurança Pública está realizando o Fórum Participativo em 14 regiões do Estado. Os resultados obtidos durante o evento serão utilizados na elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública 2012-2015, que propõem diretrizes e prioridades para a atuação da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec para os próximos quatro anos.
"Sabemos que existe diferença de uma região para outra em um Estado do tamanho do nosso. Queremos conhecer essas diferenças e contemplá-las no Plano ainda dentro do processo de construção", explicou o coordenador da elaboração do Plano Estadual de Segurança Pública, tenente-coronel BM Roger Ramos Martini.
O Fórum Participativo reúne profissionais da segurança pública, representantes de órgãos municipais e sociedade organizada para discutir as principais problemáticas da segurança pública e sugerir melhorias para área na região. "O Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) convoca os participantes que são divididos em grupos. Em seguida é realizada uma plenária que define os cinco principais problemas e propostas de melhoria para a segurança pública da região", disse Roger.
O evento já foi realizado em Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará de Serra. O último aconteceu em Juína, no dia 27 de outubro. "Todos os fóruns foram muito produtivos em razão da grande participação da sociedade, da resposta dos participantes e das propostas sugeridas", avaliou o coordenador.
Segundo o secretário executivo do GGI Estadual, major PM Wankley Corrêa Rodrigues, "o GGI Estadual está visitando vários municípios com intuito de reunir a sociedade para realizar o levantamento dos principais problemas e colher sugestões de ações para efetivação de uma política de segurança de qualidade", disse.
Para o secretário de Segurança Pública em exercício, Alexandre Bustamante dos Santos, as temáticas e produtos serão diferentes neste novo Plano. "Teremos ações voltadas para a segurança na Copa do Mundo de 2014 e ações de combate mais eficaz ao tráfico de drogas, uma vez que esse crime é um dos pilares da criminalidade", pontuou.
A meta da Secretaria de Segurança é visitar, na segunda quinzena de novembro, os municípios de Barra do Garças, Água Boa, Vila Rica, São Felix do Araguaia, Alta Floresta, Sinop, Nova Mutum, Cáceres e Pontes e Lacerda.