Investigadores da Divisão Especial de crimes contra o Patrimônio do Centro Integrado de Segurança e Cidadania do município de Rondonópolis, prenderam no final da tarde desta segunda-feira, um suspeito de praticar diversos crimes no Estado de Mato Grosso. Entre eles: estelionato, falsificação de documentos públicos, furtos e lesão corporal. João Eurípedes Ribeiro, 46 anos, foi preso por força de mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Rosário Oeste. Lá ele é réu em processo de crime de uso de documento falso.
Em Rondonópolis, o acusado consta como indiciado por crime de estelionato e falsificação de documento público em inquérito aberto no Cisc. Ele é apontado como participante de um esquema de montagem de documentos de licenciamento de veículos, pertencentes a um lote extraviado do Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran/MT).
O esquema consistia em “esquentar” veículos com documentação irregular – licenciamento e IPVA não quitados ou financiados. Os documentos falsos apareciam sem restrição nos inquéritos instaurados para investigar a fraude. Por estes crimes, João teve pedido de prisão preventiva representado pelo delegado, Claudinei Lopes, titular do Depatri. “Além dos procedimentos criminais citados, o preso figura como indiciado no Estado de Mato Grosso por crimes de furto (duas vezes) e lesão corporal”, completa o delegado.
O acusado foi encaminhado à cadeia pública de Rondonópolis.