A Secretaria de Justiça e Segurança Pública e a Prefeitura de Rondonópolis inauguraram, hoje, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) sistema de monitoramento eletrônico por câmeras. São 26 câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas em pontos estratégicos do município, como área central e principais vias de saídas para as cidades de Campo Grande, Paranatinga e Cuiabá. Os equipamentos auxiliam a polícia a agir de forma proativa, reagindo antecipadamente e evitando que a ação delituosa ocorra.
As imagens remotas fornecidas pelas câmeras de monitoramento são capturadas e apresentadas em tempo real, ficando depois armazenadas no banco de dados. As câmeras têm alta capacidade de zoom e mobilidade e conseguem visualizar a placa de um carro distante até 600 metros, giram 360° na horizontal e 180° na vertical.
Ao contrário de Cuiabá e Várzea Grande, que receberam câmeras com recursos próprios do governo na ordem de R$ 1 milhão, os novos equipamentos de Rondonópolis foram adquiridos através de projeto elaborado dentro do GGI municipal para a garantia de investimentos federais do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci). Para isso, a Prefeitura Municipal entrou com contrapartida para a garante da alocação de recursos.
Qualquer município que possua o Gabinete de Gestão Integrada da Sejusp pode enviar projetos ligados a segurança pública para o Pronasci. É o caso de Sorriso, que já deu andamento nos documentos para implantação do videomonitoramento.