Vinte e cinco mandados de buscas e apreensões cumpridos pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF), da Polícia Judiciária Civil, em Rondonópolis, hoje, culminaram na prisão de seis pessoas autuadas em flagrante, na operação batizada de "Novembro". Foram presos pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, uma mulher de 54 anos, e um homem de 57 anos, no bairro Jardim Rui Barbosa. Já no bairro Vila Poroxo, a polícia prendeu duas jovem de 18 anos.
Com apoio da Delegacia Regional do município e da Polícia Militar local, a ação deflagrada para combater ao tráfico de drogas e pontos de receptação em vários bairros da cidade. Os levantamentos de informações e diligências foram feitos por policiais civis da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF) e da Divisão de Delitos Gerias e Legislação (DGL), do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc), que constaram a ocorrência dos atos criminosos.
Na operação, ainda foi preso um homem de 57 anos, no bairro Jardim Rui Barbosa. Ele é acusado de praticar o crime de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. O suspeito foi surpreendido com uma motocicleta Dafra 150, que estava com a placa de identificação de um veículo Ford Focus.
O sexto preso é considerado foragido da Justiça do Estado de Pernambuco. Ele foi condenado a cinco anos e seis meses de reclusão pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público. Porém quando recebeu o benefício da liberdade condicional em dezembro de 2010, descumpriu as determinações judiciais, fugindo para a cidade de Rondonópolis, local onde nasceu. O mandado de prisão havia sido expedido pelo Juízo da 2ª Vara de Execução Penal da Comarca de Recife.
A operação "Novembro" teve a participação de quatro delegados, 60 investigadores de polícia e 30 policiais militares. Para o delegado que coordenou o trabalho policial, Claudinei Lopes, outras ações irão continuar nos próximos para diminuir a violência e os crimes contra o patrimônio ocorridos recentemente na cidade.