A Polícia Civil prendeu em flagrante, ontem, o índio P.P.X.D., 32 anos, em Nova Xavantina (região Leste), pelo homicídio de outro índio Edmilson Aoiru Tseremeywa, 30 anos. Ambos, apesar da etnia Xavante, pertenciam a aldeias diferentes. De acordo com as investigações, o crime foi motivado por uma briga antiga envolvendo questões culturais.
O assassinato ocorreu na área urbana de Campinápolis, também ontem, quando o acusado arremessou um bloco de concreto contra a cabeça da vítima, que caiu desacordada. Aproveitando da situação do rival, o indígena deu vários chutes e antes de deixar o local do crime, ainda saltou diversas vezes com os dois pés sobre a cabeça da vítima, que chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu de traumatismo craniano.
Após receber a informação de que o suspeito teria fugido para Nova Xavantina, a Polícia Civil deu início as diligências. O acusado foi localizado na casa de uma liderança indígena da cidade e após cerca de duas horas de negociação decidiu se entregar.
O acusado foi conduzido à delegacia de Nova Xavantina, onde foi autuado em flagrante pelo homicídio e posteriormente encaminhado à cadeia local.