PUBLICIDADE

Reativação do Rotam é uma das metas concluídas pelo governo

PUBLICIDADE

Porte ilegal de arma de fogo, tráfico de entorpecentes, roubo, furto, receptação de objetos e cumprimento de mandado judicial foram algumas das ocorrências registradas em seis meses de trabalho pela Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam).

Desde abril, quando foi reativada, ao último dia 6 de outubro, o batalhão da Rotam já registrou mais de 350 ocorrências e encaminhou 458 pessoas até a Delegacia de Polícia Civil por diversos delitos. Este é o resultado do trabalho dos policiais que vem auxiliando e combatendo a criminalidade na região Metropolitana.

A Rotam foi reativada com o objetivo de atender a meta de nº 5 do Plano de Ação de Segurança (PAS), lançado pelo Governo do Estado através da Secretaria de Estado e Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com a proposta de criar e ampliar ações que coibissem os índices de criminalidade no Estado.

Com a reativação, a meta de nº 5 do PAS está 100% concluída. A Ronda Ostensiva Tático Móvel conta com efetivo de 133 policiais militares equipados com 26 viaturas e sete motocicletas e possui um batalhão totalmente capacitado para atender toda a população.

Com a nova sede o batalhão tem um espaço adequado para treinamento e discutir ações de segurança a serem realizadas, e principalmente contribuir dando apoio às ações de polícia ostensiva e policia comunitária.

A Rotam tem atuado de maneira proativa trabalhando de forma preventiva, aumentando a resposta por parte da Segurança Pública durante as ocorrências de sinistros e crimes. "O batalhão está focado em prestar um serviço de qualidade com grande aceitabilidade social", explicou o comandante da Rotam, tenente-coronel PM Airton Benedito de Siqueira Júnior.

"Agora a Rotam está entrando numa nova etapa. O batalhão está sendo preparado com novas técnicas e também estamos preparando um planejamento de segurança pública para que até a Copa das Confederações, em 2013, possamos dar uma resposta positiva para toda a socidedade matogrossese", enfatizou o comandante.

ROTAM
A Ronda Ostensiva Tático Móvel foi criada há quase dez anos, com a finalidade de realizar um policiamento móvel de radiopatrulhamento com o objetivo de desenvolver ações táticas de cerco, bloqueio, prevenção e repressão à ação de criminosos.

Em julho de 2009 o grupamento foi desativado e seus componentes foram remanejados entre os Batalhões da Polícia Militar. O policiamento da Rotam é realizado por meio de comboio de viaturas e é empregado nas mais variadas ações ostensivas, visando a prevenção e repressão de delitos e práticas criminosas.

Por ser motorizado esse policiamento ocupa um maior número de pontos em um pequeno espaço de tempo, principalmente em situações de emergências, dando maior agilidade às ações de polícia e maior capacidade de atuação e pronta resposta em áreas onde possa ocorrer um aumento de criminalidade.

Esse tipo de patrulhamento realiza também abordagens e revistas a suspeitos dentro das áreas consideradas de risco. Todos os policiais da Rotam recebem um treinamento específico de radiopatrulhamento, técnicas e táticas individuais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é preso e confessa que abusava de adolescente em Mato Grosso

Um homem investigado por abusar sexualmente de uma adolescente...

Ex-policial militar foragido de operação contra o tráfico é preso em Mato Grosso

Ex-policial militar procurado pela Justiça desde a Operação Alta...
PUBLICIDADE