Cinco mil, seiscentos e oitenta comprimidos de medicamentos ilegais, que seriam distribuídos em Mato Grosso, foram apreendidos em Coxim (MS) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O motorista Vanderlei Luis Hoffelder, 36, era responsável pela carga. Ele foi preso em flagrante pelos crimes de contrabando e transporte ilegal de medicamentos.
O material estava escondido no eixo traseiro de um ônibus de transporte interestadual de passageiros, que saiu de Santa Rosa (RS) com destino a Altamira (PA). Os inspetores faziam uma fiscalização de rotina e viram a bolsa preta. Eles retiram o material e o motorista assumiu, logo em seguida, a responsabilidade do transporte. Há suspeitas de que não é a primeira carga levada pelo acusado.
No depoimento, prestado na Delegacia Municipal de Coxim, Vanderlei disse que foi abordado por um homem na rodoviária de Mundo Novo (MS). Ele ofereceu R$ 300 pelo serviço. O valor seria pago por outra pessoas após a entrega, marcada para acontecer em Várzea Grande. O acusado não soube informar o nome do contratante e nem do receptor.
A Polícia acredita que os remédios foram comprados no Paraguai. Entre os produtos estavam Cytotec (abortivo), Mintagras (medicamento para emagrecer), Pramil (para disfunção erétil).
Todos os produtos tem comercialização proibida no Brasil. O transporte e venda das cápsulas são considerados crime hediondo, porque colocam em risco a saúde pública. O motorista está preso na delegacia e espera a decisão da Justiça para saber a penitenciária que será encaminhado.
A prisão aconteceu na tarde de terça-feira (18) por volta das 13h30. O ônibus foi liberado no mesmo dia para seguir viagem.