A Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com o Exército Brasileiro, apreendeu mais de 61 metros cúbicos de de madeira ilegal, ontem, durante fiscalização na BR-163. As equipes flagraram dois caminhões carregados com madeira serrada, estacionados no pátio de um posto de combustível.
O primeiro deles era uma Scania T112 HW e o segundo Iveco Stralis HD, ambos com placas de Sorriso. Os policiais entraram em contato com o proprietário dos veículos que compareceu ao local. O homem, de 32 anos, admitiu ser condutor de um dos caminhões e que o motorista do outro estava em Sorriso.
Ele contou aos policiais que deixou os veículos devido ao sistema não estar emitindo Guia Florestal e por não ter espaço no pátio da madeireira. Para uma das cargas foi apresentada uma Guia Florestal vencida, estando a outra carga desacompanhada de Guia Florestal. A ausência da Guia Florestal ou apresentação do documento com prazo vencido tornando a carga ilegal.
Em consulta aos sistemas, foi verificado que o um dos caminhões já possui duas ocorrências registradas pelo transporte ilegal de madeira, uma de janeiro de 2019 e a outra de março deste ano; e que nas duas ocorrências o condutor era o proprietário.
As cargas tinham como origem a cidade de Tabaporã, com destino ao município de Sorriso. Foi elaborado um Termo Circunstanciado de Ocorrência e enviado ao Ministério Público com cópia ao IBAMA. Os veículos e carga permanecerão no pátio do órgão ambiental vistoria e destinação.