Foram presos, esta noite, quatro suspeitos de envolvimento nas mortes do sargento aposentado da Polícia Militar Geraldo Luiz Zampirollo e Jessé da Silva. Todos os acusados foram localizados na mesma região onde ocorreram os crimes, no assentamento Zumbi dos Palmares, em Cláudia (90 quilômetros de Sinop). Um quinto suspeito ainda é procurado. A polícia não revelou demais detalhes sobre as prisões.
Esta tarde, o perito criminal, André Furio, confirmou, em entrevista ao Só Notícias, que os vestígios encontrados nas proximidades da residência, localizada em uma fazenda no assentamento, apontam para duas possibilidades: latrocínio [roubo seguido de morte] ou execução.
“Encontramos um dos corpos carbonizado [sargento]. O Jesse estava caído na frente da residência com um tronco de madeira sobre o pescoço. Possivelmente ele entrou em luta corporal com os criminosos. Existem algumas lesões de disparos do tipo espingarda calibre 12. Foram constatados sinais no rosto e no pescoço. Provavelmente ele foi atingido por dois disparos. Estamos trabalhando com latrocínio ou execução”.
Furio disse ainda que a casa das vítimas foi incendiada, mas ainda não se sabe os motivos. “Ainda não sabemos se usaram isso [incêndio] para as pessoas saírem de dentro da casa ou se foi para encobrir vestígios do crime. A esposa de uma das vítimas relatou que havia uma quantia em dinheiro na casa [valor não revelado]. Não encontramos esta quantia”.
Segundo o perito criminal, possivelmente duas pessoas ou mais participaram desta ação criminosa. “Encontramos dois tipos de munições do lado de fora da casa. Por isso, acreditamos que pelo menos duas pessoas participaram deste crime. Dentro da casa encontramos, ao lado do corpo carbonizado, duas espingardas. É provável que eles reagiram e possivelmente ocorreu uma troca de tiros. Nas proximidades encontramos vários resíduos de munição”.
O delegado do município, Joacir Batista dos Reis, disse que as circunstâncias estão sendo apuradas e ainda é muito cedo para afirmar a motivação do crime. “A casa que foi incendida era de propriedade de Jessé da Silva. Estavam na casa o filho dele e o sargento aposentado da PM. Eles eram conhecidos de longa data. Agora estamos verificando o motivo do sargento estar no local. Ele era morador de Vera e estava há pouco dias nesta região. Ainda não sabemos se ele estava no local na hora errada. Tudo isso passa a ser investigado”.
Conforme Só Notícias já informou, os dois homens foram assassinados esta madrugada. Um adolescente também foi atingido por disparos, mas conseguiu fugir. Ele foi socorrido por populares e encaminhado ao hospital local. O atual estado de saúde dele não foi informado.