A Polícia Federal em Cáceres desencadeou, hoje de manhã, a Operação Escambo Branco e prendeu 17 acusados de formar quadrilha, roubar veículos e trocá-los por drogas e armas. Foram cumpridos 17 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Mirassol D’oeste, Pontes e Lacerda.
“Os integrantes da quadrilha são de baixa renda, assim não tendo como financiar a compra de entorpecentes, recorriam então à troca desses veículos pela droga”, informa a assessoria da Polícia Federal de Mato Grosso.
A modalidade de escambo, escolhida pela quadrilha, compensava financeiramente para todos os envolvidos, pois só era necessário algumas poucas armas e um motorista para levar o veículo roubado para o alcance dos cabeças das quadrilhas que os levam para a Bolívia.
“As ações criminosas eram organizadas e iniciadas de dentro de presídios. Os detentos envolvidos faziam contatos pelo celular e atuava como um tipo de consultores vendo qual assaltante na rua tem uma melhor oferta de roubo. Ficava a cargo desses contatos no presídio também conseguir as armas e o combustível”, aponta a PF.
A escolha do veículo a ser roubado era baseada na quantidade de droga que seria possível conseguir com o mesmo.
Os assaltantes rendiam o proprietário do veículo e o levava a um cativeiro. O proprietário era mantido refém enquanto o veículo era levado para regiões próximas à fronteira sem o risco de ser detido pela uma vez que possui a documentação em dia e não existe nenhuma ocorrência de roubo do veículo. Chegando à região de fronteira a quadrilha seguia com o veículos para a Bolívia.