Policiais civis de Mato Grosso e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Rondônia, prenderam, em Porto Velho (RO) Eládio Lopes de Amorim, de 53 anos, condenado a 14 anos de cadeia por um homicídio no garimpo Mutum, em Juína. Ele era procurado pela polícia desde 2011 pela morte de Noel Carlos da Silva, o ‘baixinho’.
De acordo com o histórico do crime, a vítima e o autor estavam em uma cantina. Testemunhas relataram que Noel Carlos se aproximou de Eládio e, em tom desafiador, pediu que ele atirasse em uma garrafa de cachaça que estava no chão. Diante da recusa de Eládio, a vítima o provocou e mandou que atirasse em seu peito. Em resposta, o autor fez três disparos contra Noel, que morreu imediatamente. Após o crime, Eládio fugiu do garimpo.
A condenação, em 2011, ocorreu após um longo processo judicial, após o tribunal do júri considerar o crime como homicídio qualificado por motivo fútil e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. Eládio entrou na lista de procurados pelas forças de segurança e agora será enviado ao sistema prisional de Mato Grosso para cumprir a pena em regime fechado.