A Gerência de Combate ao Crime Organizado (GGCO), da Polícia Civil, deu cumprimento, hoje, ao mandado de prisão do foragido da Justiça do Maranhão, A.A.C., 24 anos. Ele foi preso, ontem, e é investigado pelo GCCO em vários inquéritos policiais de arrombamentos de caixas eletrônicos ocorridos em Mato Grosso. Mas é da Justiça do Maranhão, que estava foragido deste março deste ano, de onde fugiu da Casa de Detenção de Pedrinhas, em São Luiz (MA). Ele teve mandado de prisão preventiva decretado no dia 21 de maio.
Os suspeito foi condenado a 13 anos, 11 meses e 11 dias de prisão, a serem cumpridos no Sistema Prisional do Maranhão. Ele é considerado líder da quadrilha presa no dia 17 de junho de 2011, em São Luiz, depois de arrombar o caixa eletrônico de um supermercado na cidade, na companhia de mais três mato-grossenses.
A troca de informações entre policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado e a Polícia Civil do Estado do Maranhão contribuiu para que os ladrões de caixa fossem presos em flagrante. Após fugir do Maranhão, o suspeito era investigado em possíveis endereços em Cuiabá.
Na última investida naquele estado, a polícia do Maranhão conseguiu localizar o táxi e prender os quatro passageiros, que se refugiariam em um sítio no bairro Santa Bárbara, usado como base das operações criminosas. Além do dinheiro, foram apreendidos equipamentos eletrônicos, e um Ford Ka vermelho. O veículo foi usado no último arrombamento praticado pela quadrilha, em São Luiz.
Entre os arrombamentos praticados em Mato Grosso estão caixas eletrônicos do INSS, em Cuiabá, no dia 29 de junho de 2010; Shopping de Tangará da Serra em 27 de agosto de 2010; agência do Banco do Brasil de Tangará da Serra em 19 de julho de 2010; caixa eletrônico da Brasil Telecom ocorrido em 5 de dezembro de 2010; arrombamento a caixas eletrônicos ocorridos em Barra do Garças em 2010 e 2011, entre outros.