PUBLICIDADE

Preso em MT acusado de tráfico internacional de mulheres para prostituição

PUBLICIDADE

A Polícia Judiciária Civil prendeu hoje um homem acusado de aliciamento de garotas e tráfico internacional de mulheres brasileiras para a Espanha. Foi preso na Operação “Espanha”, Cristiano Artur Oliveira Barcanias, 43 anos, suspeito de exploração sexual de mulheres para fins comerciais. Ele foi detido por volta das 7h, em uma casa na rua Manuel Vargas, do bairro Cristo Rei, em Várzea Grande, por força de mandado de prisão temporária.

As investigaçõestiveram início em dezembro de 2007, a partir de uma denúncia de favorecimento à prostituição feita à Polícia Civil. Cristiano foi acusado de induzir mulheres a se prostituírem e administrar os ganhos das garotas. A polícia conseguiu comprovar que três mulheres foram cooptadas em Várzea Grande e encaminhadas para Espanha. Duas estariam em Madri e outra na cidade de Palma de Mallorca. Na Europa, as brasileiras são obrigadas a se prostituírem para custear sua alimentação e estadia, além de serem coagidas a ressarcirem os custos da viagem. Elas estão ilegais no país e escondidas da imigração espanhola e têm idades de 20 a 25 anos.

Algumas mulheres trabalham em boates como garotas de programas e são obrigadas a mandar dinheiro para o agenciador aqui no Brasil. Já uma outra arranja seus clientes nas ruas da cidade de Madri. Em interceptações telefônicas, autorizadas pela justiça, uma delas liga para Cristiano e reclama que está difícil trabalhar porque a “estrangeria tá batendo duro”. Também se queixa que a polícia espanhola e a guarda civil estão fazendo rondas pelas ruas. Ela pergunta ao cafetão se ele vai querer o dinheiro, 200 euros que conseguiu arrumar.
Outra garota que estaria morando há cerca de um ano em Madri, chegou a comprar uma moto para o cafetão. Duas testemunhas também confirmam que o agenciador intermediou clientes para elas fazerem programas no município de Várzea Grande.

De acordo com o delegado Gerson Vinícius Pereira, da Gerência de Atividades Especiais, no começo Cristiano era suspeito de estar envolvido com o tráfico de drogas, mas as investigações levantaram que o esquema era bem maior. Tinha também favorecimento à prostituição, conforme prevê os artigos 288, tráfico internacional de mulheres, artigo 231, do Código Penal Brasileiro.

“Essa investigação começou com denúncias que chegaram ao serviço de inteligência da polícia”, afirma o delegado. “Durante as investigações do caso, descobrimos que ele [Cristiano] persuadia as garotas para fazer programas e ele tinha certo lucro com isso. Chegou-se a três garotas que estão fora do país ”,disse Gerson Vinicius.

De acordo com o delegado, o inquérito será desmembrado e parte será encaminhada à Polícia Federal para dar continuidades às investigações de tráfico internacional de mulheres.

Há suspeita que ele estivesse tentando ir para Espanha com o objetivo de “administrar” de perto as garotas. O acusado nega que tenha envolvimento com tráfico de mulheres para fins comerciais e disse que “as pessoas que foram para lá [Espanha] são amiga, conhecidas”.

Os policiais apreenderam um moto Honda CBR 1000, cerca de 15 CDs com imagens de mulheres nuas e vários recibos que comprovam o emissão de dinheiro da Espanha para uma o Brasil. A moto, segundo o acusado, foi um presente da mulher que está na Espanha. Cristiano já tem passagem na polícia por tráfico de drogas e homicídio e agora foi indiciado por crime de favorecimento da prostituição e tráfico internacional de mulheres.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova varredura apreende mais de 20 celulares e drogas em penitenciária de MT

Uma nova varredura realizada hoje pela força tarefa da...

Quatro são detidos com mais de 140 porções de cocaína em Sorriso

A equipe de Força Tática da Polícia Militar prendeu...

Motocicleta furtada é recuperada e condutor preso por receptação em Sinop

A Polícia Militar prendeu o motociclista, de 31 anos,...
PUBLICIDADE