Cinco integrantes de uma associação criminosa envolvida em crimes de roubo de veículos, tráfico de drogas e de celulares foram presos em flagrante pela Polícia Civil, em Rondonópolis (212 km ao Sul), apreendidos vários celulares que seriam enviados para líderes da facção dentro de presídio, drogas, armas de fogo e duas caminhonetes, uma delas roubada no dia anterior. Eles responderão pelos crimes de associação criminosa, receptação, adulteração de sinal de veículo automotor e corrupção de menores. O adolescente, 16 anos, responderá pelo ato infracional análogo ao tráfico de drogas e associação criminosa.
A ação começou quando policiais levantaram suspeitas de uma caminhonete Toyota Hilux, com cinco pessoas e, devido a série de roubos no município, eles realizaram o acompanhamento do veículo até uma residência no bairro Vila Mineira, onde foi realizada a abordagem dos suspeitos. Em buscas na casa foram apreendidos diversos celulares, que segundo os suspeitos seriam levados por drones para dentro do presídio da Mata Grande, para serem entregues aos líderes da facção. Foram apreendidos dois drones que seriam utilizados na ação, além de uma pedra de cocaína e simulacro de pistola.
No interior do veículo, foram apreendidas arma de fogo calibre 38, com cinco munições intactas e chaves de outra caminhonete, uma Chevrolet S-10. Questionado, o suspeito confessou que era dono da arma e disse que as chaves eram de um veículo que estava guardado em sua residência a pedido de outro comparsa. Os policiais foram a casa dele e encontraram a caminhonete, que após checagem foi constatado que havia sido roubada em Água Boa, na terça-feira, e estava com as placas trocadas e com documento falso. O menor seria o responsável por levá-la para o Paraguai.
Segundo o delegado, Vinícius Francison Prezoto, os suspeitos fazem parte de uma quadrilha envolvida em crimes de roubos de veículos, tráfico de drogas e entrega de celulares dentro de presídios. A informação é da assessoria.