Uma mulher foi presa nesta madrugada no aeroporto Marechal Rondon com 6,790 quilos de pasta base de cocaína na mala. O material estava num balão de festas, envolto em fita adesiva e dentro de outro balão. A passageira vinha de um vôo de Ji-Paraná, em Rondônia e seguia para Goiânia. A mulher declarou que receberia R$ 4 mil pelo transporte, mas não indicou quem a pagaria.
Na fiscalização, todas as bagagens foram revistadas, e a droga estava na mala que vai separada dos passageiros no porão da aeronave. Somente neste ano, mais de 22 quilos de cocaína e 38,8 quilos de pasta-base de cocaína foram apreendidas no aeroporto de Várzea Grande em dez apreensões diferentes. A partir da pasta base de cocaína, os traficantes chegam a produzir quatro vezes mais da droga refinada.
Na manhã do dia anterior, os agentes policiais haviam recebido treinamento sobre interdição de drogas em aeroportos.
O curso ofereceu treinamento com técnicas utilizadas pelo Drug Enforcement Administration (DEA), o órgão americano de combate a entorpecentes e adaptadas à realidade do aeroportos brasileiros. As policiais que realizaram a prisão participaram do treinamento.